PAA - MDS

Atualizado quinta-feira, 19/10/2017 |14:46

EMATER inicia ações do programa compra direta na Regional de Assú

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural...


O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), iniciou no escritório regional de Assú as atividades que mobilizam entidades parceiras e agricultores familiares para execução do Programa Compra direta. O Compra Direta Local da Agricultura Familiar é uma ação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). É executado pelo Governo do Estado, através da Emater-RN, em parceria com as prefeituras municipais. De acordo com o gerente regional da Emater, Valmir Manoel da Silva, a entidade iniciou, nesta semana, o processo cadastramento dos agricultores e instituições interessadas em participar do programa no próximo ano.

 

 

A Técnica em agropecuária da Emater, Rafaela Cunha, informou ainda, que a entidade realizou um empenho do PAA Compra Direta no valor de cento e vinte e dois mil reais para o ano de 2018.

 

 

A veterinária Kenia Araújo, extensionista da Emater regional de Assú, ressaltou a importância do programa que garante um preço fixo aos produtores, garantia de escoamento de parte de sua produção, melhoria de renda dos produtores e maior oferta de alimento nas entidades beneficiadas com alimento de qualidade. Kenia Araújo explicou que as entidades recebem os produtos sem custos e os alunos consomem na escola o alimento que seus pais produzem, o que faz o produtor rural ser beneficiado do início ao fim do programa.

 

 

Ainda sobre o Programa Compra direta, o extensionista rural da Emater, Edmilson José dos Santos, comentou sobre o debate da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural a redução de recursos financeiros para execução dos programas de compras públicas de alimentos, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) em debate na câmara dos deputados.

 

 

Segundo informou Edimilson José dos Santos, os recursos orçamentários para estes programas estão definhando e, consequentemente, impactando na renda da agricultura familiar.

 

Florencio Neto

Florencio Neto

Titular do Programa ''Forrozão do Senador'' na Rádio Princesa do Vale. Horários; Das 16h às 18h - de Segunda à Quinta. Das 16h às 17h - nas Sextas.
http://radioprincesadovale.com