Saúde

Atualizado quarta-feira, 10/08/2016 |12:58

Acidentes e doenças decorrentes da velhice elevam índice de atendimentos ortopédicos em Assú

“O número de acidentes com motos é alto", disse Elson Miranda


Médico ortopedista com atendimento no Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca em Assú, Elson Miranda afirma, que as principais demandas registradas na cidade são advindas de dois fatores: os acidentes de trânsito e os casos que são consequência da própria velhice.

A demanda da traumato ortopedia é grande principalmente devido ao número elevado de acidentes com motos e doenças decorrentes do processo natural do envelhecimento. A procura por atendimentos ortopédicos é muito alta na cidade do Assú”, observou o médico.

O profissional da área de saúde se deteve um pouco mais no fato da quantidade de acidentes de trânsito sobretudo os que envolvem motocicletas e que se configuram num alto custo financeiro para a área da saúde pública.

Os pacientes, vítimas de acidentes com moto normalmente tem um custo muito alto para o SUS (Sistema Único de Saúde). Muitos deles passam por intervenções cirúrgicas e um longo processo de reabilitação com fisioterapia. Em sua maioria dependem do serviço público. Outra questão é que esses pacientes também passam a depender da Previdência, um problema para o instante que o país atravessa”.

Em suas palavras Elson Miranda confirma uma triste realidade.

O número de acidentes com motos é alto. Hoje em dia nos consultórios de ortopedia, acidentes com motos e a reabilitação dos pacientes envolvidos nesses casos é o que registra o maior percentual de atendimentos”, afirmou.