Educação

Atualizado quinta-feira, 09/06/2016 |12:41

11ª DIREC participa de formação para Feira de Ciências na UFERSA

O encontro teve seguimento com a apresentação dos relatos de experiências de estudantes da região que já participaram de eventos nacionais e internacionais


Estudantes da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, em Assú, ladeados pela professora Udisoneide Castro, a articuladora regional da Feira de Ciências na 11ª DIREC, professora Rosilene Cardoso e o coordenador da Feira de Ciências professor Francisco Costa estiveram participando de uma formação e relato de experiências em Mossoró na manhã desta quarta-feira, dia 08 de junho nas dependências da Universidade Federal do Semiárido (UFERSA. O encontro foi aberto pelo Magnifico reitor da UFERSA, Professor Arimateia Matos que enalteceu a realização das feiras de ciências nas escolas básicas como forma de despertar o senso investigativo dos estudantes.

b

O encontro teve seguimento com a apresentação dos relatos de experiências de estudantes da região que já participaram de eventos nacionais e internacionais. O destaque foi para a apresentação dos estudantes de EJA, da cidade de Antônio Martins, no Alto Oeste Potiguar, que fizeram o relato de suas experiências em terras norte americanas. Os estudantes, oriundos de zona rural desenvolveram um projeto para reaproveitamento de lixo eletrônico para a construção de uma rádio escolar, em frequência modulada e de baixo alcance com custo baixíssimo. O projeto foi vencedor na feira da escola e em seguida na feira regional ocorrida na cidade de Umarizal. Na feira estadual, na UFERSA, o projeto foi laureado com a credencial para a FEBRACE, uma das mais importantes feiras do Brasil. O projeto Rádio Escolar foi premiado em São Paulo com a credencial para participar da Feira de Ciências e Engenharias na cidade Houston, no estado do Texas – Estados Unidos. O relato da experiência foi marcado por lágrimas de emoção do público presente que percebeu o exemplo de superação daqueles estudantes. O professor Felipe Azevedo deu seguimento ao encontro mostrando a importância e os direcionamentos que devem ser dados para a execução de uma feira de ciências escolar. A informação é da 11ª DIREC.