CRISE

Atualizado quinta-feira, 17/12/2015 |16:43

Agravamento da crise na Saúde pública preocupa prefeitura do Assú‏

Durante o evento um dos assuntos mais discutidos foi a problemática financeira enfrentada pelos municípios, situação agravada com o não pagamento por parte do governo federal dos procedimentos de média e alta complexidade.


A secretária Municipal de saúde do Assú Lucianny Guerra participou nos dias 15 e 16 do corrente mês, em Natal, do encontro de encerramento das atividades do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN). O encontro contou com a participação de secretários e técnicos de saúde de todo o estado.

Durante o evento um dos assuntos mais discutidos foi a problemática financeira enfrentada pelos municípios, situação agravada com o não pagamento por parte do governo federal dos procedimentos de média e alta complexidade. Segundo a secretária, “A situação é crítica,  e diante da falta de pagamento dos recursos federais no mês de dezembro poderá haver paralisação de serviços essenciais de saúde. Milhares de pessoas atendidas mensalmente pelo SUS, em parceria com a Prefeitura do Assú poderão ficar sem atendimento.

Segundo o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, 50 % dos recursos seriam pagos até o dia 10 de dezembro. Porém, até o presente momento não houve nenhum repasse efetuado, causando sérios problemas na continuidade da prestação de serviços nos municípios, com risco iminente de paralisação do atendimento à população.

Juliano Lima

Jornalista trabalhou vários meios de comunicação no Brasil e hoje é repórter da Rádio Princesa do Vale e editor do Jornal da Manhã.
http://www.radioprincesadovale.com