Atualizado sábado, 07/11/2015 |11:09

[Sebrae/Assú] Fotógrafos participam de Residência Artística em Fotografia

Especialização


Do Sebrae/RN

 

Os fotógrafos de Assú e região terão a partir desta sexta-feira (6), a oportunidade de ampliar os conhecimentos e adquirir novas técnicas no universo da fotografia. Em parceria com o Duas Estúdio, de Natal/RN, o Escritório do Sebrae no Vale do Açu, abre oficialmente a programação da Residência Artística em Fotografia.

 

“O curso é voltado para os profissionais que buscam novos conhecimentos e aprender novas técnicas e tendências desse universo, para se reciclar, se destacar no segmento e oferecer um serviço melhor ao seu público”, como explica o gerente do escritório, Fernando de Sá Leitão. Ele afirma que a capacitação é aberta tanto para fotógrafos profissionais, amadores e pessoas interessadas em fotografia.

 

A programação acontece em dois finais de semana. No primeiro, os alunos terão aulas na sexta (7), sábado (8) e domingo (9) e no segundo momento os 20 participantes inscritos terão aula no sábado (21) e domingo (22). Curso contará com a presença de 20 fotógrafos de Assú e outros municípios da região, inclusive de Mossoró.

 

A estudante de jornalismo, Jéssica Mafra, é uma das profissionais inscritas no curso. Ela comenta que soube da programação através do gerente do escritório, e decidiu participar na hora, por entender a importância desse tipo de capacitação para o aprimoramento do trabalho. “Essa é uma grande oportunidade que o Sebrae está proporcionando aos fotógrafos da região. Sou de Assu e moro em Mossoró, e junto comigo vou levando outros cinco fotógrafos. Estamos todos muito empolgados em participar da Residência. É muito importante para o nosso amadurecimento enquanto profissionais e para o nosso currículo”. Jéssica Mafra comenta que despertou o interesse por fotografia quanto cursou a disciplina de fotojornalismo na faculdade.  “Há três anos comecei a oferecer o serviço de fotografia. No início, como não tinha noção de preço, nem muitos clientes, faturava cerca de R$ 300,00 por mês. Hoje chego a faturar até R$ 2.500,00”. A fotógrafa já fez alguns cursos e busca sempre ampliar seus conhecimentos, inclusive em relação a gestão empresarial do seu negócio, participando do Empretec realizado esse ano no Escritório do Sebrae em Assú. “Pretendo formalizar meu negócio e montar meu estúdio, a previsão é inaugurar no início do próximo ano”.

 

Experiência internacional

 

Responsáveis pela condução da Residência Artística em Fotografia, as fotógrafas Elisa Elsie e Mariana Do Vale, do Duas Estúdio, explicam que decidiram desenvolver esse formato de capacitação, a partir da experiência adquirida ao participarem de uma residência fora do país, na School of Visual Arts (SVA), em Nova York. Para as profissionais, esse formato de capacitação oferece ao profissional ferramentas para conciliar criação e negócio. O material produzido pelos alunos e apresentado e discutido com o grupo, as características, qualidades e possíveis falhas encontradas no trabalho.

 

Segundo as fotógrafas, o Sebrae financia o curso e subsidia o valor para os alunos interessados, sendo a primeira instituição a apoiar a Residência Artística em Fotografia desde o seu início em 2013.

 

“A residência artística em fotografia propõe colocar os participantes em contato com o que tem sido produzido em fotografia de arte na contemporaneidade. Os dias de curso estimulam um ritmo intenso de produção e provocam o desenvolvimento de processos criativos. O repertório de inspiração para criação será construído a partir de referências colhidas no cotidiano, no cinema, na arte contemporânea, na moda, na internet e na própria fotografia. Além disso, a Residência objetiva situar o participante no panorama da fotografia contemporânea mundial, com ênfase na produção fotográfica atual”, explica Elisa Elsie.

 

Já a fotógrafa Mariana Do Vale, complementa afirmando que o eixo do programa da Residência é apoiar cada participante a evoluir e compreender a maneira de vincular-se ao meio e aos temas que lhe interessam para fundamentar a aprendizagem como autor, de forma coerente e ativa. “Priorizando o desenvolvimento do processo, sendo assim, a Residência proporciona ao artista uma melhor inserção no mercado fotográfico através da apropriação de sua linguagem e de sua produção”.

 

Duas Estúdio

 

Comandado pelas fotógrafas Elisa Elsie e Mariana do Vale, O Duas Estúdio está no mercado desde abril de 2011 e o Espaço Duas existe há três anos e está localizado em Natal|RN. O Duas desenvolve atividades de Escola de Fotografia, Galeria de Arte especializada em fotografia, Estúdio Fotográfico e Produtora Cultural. Graduadas em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, as profissionais trazem no currículo uma bagagem de conhecimentos adquiridos em temporadas nos Estados Unidos e na Europa.

Juliano Lima

Jornalista trabalhou vários meios de comunicação no Brasil e hoje é repórter da Rádio Princesa do Vale e editor do Jornal da Manhã.
http://www.radioprincesadovale.com