Maçonaria

Atualizado sábado, 28/11/2015 |12:26

Conclusão de ano maçônico da loja Nival Paulino Pinheiro será discutida quarta-feira

Os detalhes foram transmitidos pelo Venerável da citada instituição maçônica, o servidor público estadual Francisco Williams de Farias, que também frisou que haverá uma feijoada da Loja na manhã deste próximo domingo, dia 29.


O encerramento do ano maçônico, na esfera de uma das três instituições do gênero localizadas em Assú, a Loja Nival Paulino Pinheiro, constará da pauta da sessão prevista para a próxima quarta-feira, dia 2 de dezembro. Nessa mesma oportunidade sairá a definição da comunidade carente que será contemplada com uma ação social da referida loja. Os detalhes foram transmitidos pelo Venerável da citada instituição maçônica, o servidor público estadual Francisco Williams de Farias, que também frisou que haverá uma feijoada da Loja na manhã deste próximo domingo, dia 29.

O que é Maçonaria?

Maçonaria é uma sociedade discreta, onde suas ações são reservadas e interessa apenas àqueles que dela participam. A maçonaria é uma sociedade universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual.

Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou lojas, todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si. Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes 3,2 milhões nos Estados Unidos, 1,2 milhões no Reino Unido e 1,0 no resto do mundo. No Brasil existem aproximadamente 150 mil maçons e 4.700 lojas.

O termo maçonaria é de origem francesa, e significa construção. O termo maçom portanto é a versão em português do francês; maçonaria por extensão significa “associação de pedreiros”.

 

Juliano Lima

Jornalista trabalhou vários meios de comunicação no Brasil e hoje é repórter da Rádio Princesa do Vale e editor do Jornal da Manhã.
http://www.radioprincesadovale.com