Água

Atualizado quinta-feira, 29/10/2015 |17:04

ANA e Igarn estabelecem novas regras para a utilização da água no Vale do Açu

Diante do agravo da seca e dos baixos índices de água dos reservatório do Rio Grande do Norte, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) estabeleceram novas regras de restrição para utilização de água pelos irrigantes localizadas nos açudes Armando Ribeiro Gonçalves e Pataxó, nos rios Açu e Pataxó e no Canal do Pataxó. As restrições começaram a valer nesta última quarta-feira (28).


Repórter Juliano Lima

E em entrevista ao núcleo de jornalismo da rádio princesa do vale, o diretor da ANA, Paulo Varela, fez um apelo aos irrigantes para que cumpram as novas determinações. “Esperamos que todos os irrigantes seja ele pequeno ou grande, cumpram esta resolução. Precisamos da cooperação de todos. Caso contrário, quem descumprir será penalizado”, disse ele.

Confira as regras da restrição de uso da água:

Açude Armando Ribeiro Gonçalves
– Irrigantes só podem captar das 18h às 6h da manhã de sábado a domingo, de segunda a terça e de quarta a quinta;
Açude Pataxó
– Irrigantes só podem captar das 18h às 6h da manhã de sábado a domingo, de segunda a terça e de quarta a quinta;
Rio Açu
– Irrigantes da margem direita só podem captar das 18h às 6h da manhã de sábado a domingo, de segunda a terça e de quarta a quinta e os da margem esquerda, das 18h às 6h da manhã de domingo a segunda, de terça a quarta e de sexta a sábado;
– Aquicultores em tanques escavados localizados a montante da passagem molhada Pendências – Carnaubais só podem captar das 20 às 6 da manhã de domingo a segunda, de terça a quarta, de quinta a sexta e de sexta a sábado. Os localizados a jusante da mesma passagem podem retirar água das 20 ás 6 horas da manhã de sábado a domingo, de segunda a terça, de quarta a quinta e de quinta a sexta;
– Para a Usina Termelétrica Jesus Soares Pereira (Termoaçu) a captação do rio Açu deverá ser limitada à vazão instantânea de 0,24m³/s, uma redução de 15% em relação à vazão máxima outorgada pela Resolução ANA nº 130/2013. Além disso, a termelétrica terá oito meses para perfurar e instalar cinco poços para redução da captação de água do rio Açu.
Rio Pataxó
– Irrigantes e aquicultores só podem captar das 18 as 6 hs da manhã de domingo a segunda, de terça a quarta e de sexta a sábado;
Canal do Pataxó
– Irrigantes e aquicultores só podem captar das 18h às 6h da manhã de segunda a terça, de quarta a quinta e de sábado a domingo.

Juliano Lima

Jornalista trabalhou vários meios de comunicação no Brasil e hoje é repórter da Rádio Princesa do Vale e editor do Jornal da Manhã.
http://www.radioprincesadovale.com